Audiência pública em MG discute a instalação de Comissão Nacional Indígena da Verdade


Audiência pública em MG discute a instalação de Comissão Nacional Indígena da Verdade

Foto: Ascom MPF/MG


O Ministério Público Federal (MPF) realizou, no dia 27 de outubro, audiência pública, em formato híbrido, com o objetivo de recolher informações para a implementação das recomendações da Comissão Nacional da Verdade (CNV) e da Comissão Estadual da Verdade em Minas Gerais, voltadas à criação de uma Comissão Nacional Indígena da Verdade. 

Participaram do evento, presencialmente ou via plataforma virtual, indígenas de diversas etnias e regiões do país, bem como representantes da sociedade civil. Os participantes deram testemunho sobre violações perpetradas contra os povos indígenas durante a ditadura militar, ressaltaram a importância da criação de uma comissão nacional indígena da verdade e contribuíram com sugestões sobre os objetivos, a metodologia e a forma de composição da futura comissão.

A instalação de uma Comissão Nacional Indígena da Verdade, exclusiva para o estudo das graves violações de direitos humanos cometidas contra esses povos, foi recomendada pela CNV, após investigação dos crimes praticados durante a ditadura militar no Brasil.

A íntegra da audiência está disponível no Canal do MPF no Youtube.

Para saber mais sobre a audiência, clique aqui.